segunda-feira, 5 de outubro de 2015

♂ Dia mundial do professor

Hoje é o dia mundial do professor e do arquiteto, anteontem foi o dia mundial dos animais, há dias mundiais para tudo, só falta o dia mundial da noite, na minha opinião. Ok, I'm sorry, I'll show myself out...
Adiante, sendo que a Mrs. M tem como ambição e sonho ser professora, não podia deixar passar este dia sem escrever algo sobre isso. Ela tem dado explicações a várias crianças e adolescentes nos últimos dois anos, o que faz com que comece a ganhar experiência, nome e também começa a perceber o sabor de como será, mais ou menos, o sonho dela! Até hoje só teve críticas positivas, aliás, recentemente, os alunos a quem ela está a dar apoio ao estudo têm dito que a preferem a ela a um professor já com bastante experiência, até a própria instituição onde ela está a trabalhar admite que ela mostra mais promessa que o dito senhor, e eu todo orgulhoso! Tenho a certeza que ela vai ser a melhor professora do mundo, da mesma forma que é a melhor em tudo aquilo que faz, incluindo ser a minha namorada. Ainda não é exatamente professora, mas quase, por isso: Feliz dia do professor para a futura melhor professora do mundo!

A seguir a mim, claro...
Isto porque eu também adorava dar aulas. Desde que me lembro que comecei a ter uma ideia daquilo que queria fazer da vida, lembro-me que dar aulas era algo que eu achava que ia adorar! E é um facto, adoro ensinar, adoro quando consigo ajudar alguém em alguma coisa, e ensinar é uma forma de ajudar, portanto... O meu azar é que a licenciatura que tenho não me dá acesso direto à área do ensino, como a que a Mrs. M está a tirar, dá... Eu sou licenciado em Biologia Aplicada e o mais próximo do ensino que poderia seguir num mestrado seria ensino de Biologia/Geologia do ensino secundário mas esse mestrado requer 60 créditos em Geologia e eu só tenho 5, enquanto que de Biologia tenho 49187481734601, como seria de esperar, então ou desisto dessa ideia ou um dia faço cadeiras de Geologia externas para conseguir isso. Mas isto seria para aulas do ensino secundário, e quem disse que só ia gostar de dar aulas ao ensino secundário? O que eu queria mesmo era dar aulas no ensino universitário, e para isso não preciso (nem existe sequer...) de um mestrado específico. Basicamente, se um dia quiser dar aulas na Universidade, tenho que ser um investigador da mesma e conseguir um lugar para dar aulas numa área na qual tenha competências, o que seria a área da Genética, uma vez que é essa a área do mestrado que estou a tirar, mas é muito complicado e não conheço nenhum caso de um professor universitário que apenas seja professor, o que é pena... Mas pronto, chega deste enorme desabafo, pode ser que um dia consiga mesmo isso, espero eu! Gostava de um dia conseguir ser metade do professor que a Mrs. M vai ser...

Para terminar, feliz dia do professor para qualquer possível professor que possa estar a ler isto, sem vocês não passávamos de nómadas a caçar e a recolher alimentos! (Não liguem às minhas tentativas de piadas, às vezes sai bem, quase sempre sai mal)

1 comentário:

  1. A tua tentativa de uma piada histórica entrou-me totalmente no coração, portanto: <3's para ti! E orgulho nessa menina, milhões dele!!

    ResponderEliminar